Noções sobre Astrologia

Planetas, Signos, Casas, Apectos
Elementos, Estrelas Fixas

Planetas

Em Astrologia, chamam-se genericamente de planetas os astros que são analisados na interpretação do mapa astral. Desse modo, o Sol que é, na verdade, uma estrela, é chamado de planeta, assim como a Lua, que é um satélite, também é chamada de planeta e,ainda, Plutão, que foi rebaixado da condição de planeta pelos astrônomos em 2006 para a categoria de planeta-anão.
Os planetas, em seu movimento no espaço, em sua órbita, percorrem os signos ou constelações do zodíaco em diferentes ciclos, conforme a velocidade ou lentidão de seu próprio movimento. O zodíaco é assim como um "cinturão" composto pelas constelações zodiacais - Áries, Touro, etc. Lua - leva cerca de 28 dias para percorrer os doze signos Mercúrio e Vênus - levam cerca de um ano para percorrer os doze signos Sol - leva um ano para percorrer os doze signos (ciclos de um mês em cada signo) Marte - leva cerca de 22 meses para percorrer os doze signos Júpiter - leva cerca de doze anos para percorrer os doze signos (ciclos de 1 ano em cada signo) Saturno - leva cerca de 28 a 30 anos para percorrer os doze signos (ciclo de dois anos e meio em cada signo) Urano - leva cerca de 84 anos para percorrer os doze signos (ciclos de 7 anos em cada signo) Netuno - leva cerca de 165 anos para percorrer os doze signos (ciclos de cerca de 14 anos em cada signo) Plutão - leva cerca de 248 anos para percorrer os doze signos (ciclos de cerca de 20 anos em cada signo) Os planetas são as energias que fazem a pessoa agir.
SOL -
Força vital, personalidade, o ego, criatividade, energia criativa, autoridade, arrogância, autossuficiência, vigor, orgulho, ostentação, onde queremos brilhar ou dominar. É o planeta regente do signo de Leão.

LUA -
Intuição, emoções, inconsciente coletivo,a mãe, a esposa, os líquidos, o mar, pesca, alma, as reações, a memória,o passado, a pátria, a hereditariedade. É o planeta regente do signo de Câncer.

VÊNUS -
Energia amorosa, beleza, harmonia, equilíbrio, mulheres, energia feminina, romance.Estética, afeto, vida sentimental, associações, noivado, casamento, mulheres em geral, prazeres, sociabilidade, artes, alegria, perfumes, moda, joias, brinquedos.É o planeta regente dos signos de Touro e Libra.

MERCÚRIO -
Energia mental, habilidade para a comunicação, o pensamento, adaptabilidade, nervosismo, memória, rapidez.É o planeta regente dos signos de Gêmeos e Virgem.

MARTE -
Energia básica do corpo, instinto, impulso, homens, energia masculina, disciplina, agressividade. Sangue, acidente, cirurgia, militares, esportes, competitividade, queimadura, ferro e fogo. É o planeta regente do signo de Áries.

JÚPITER -
Energia de expansão, fortuna, aumento, exagero. " O que Júpiter dá, Júpiter tira".É o planeta regente do signo de Sagitário.

SATURNO -
A sabedoria dos ancestrais, restrição, limitação, privação, raciocínio, maturidade, experiência dos mais velhos.É o planeta regente do signo de Capricórnio.

URANO -
Energia explosiva, demolidora, genialidade ou insanidade, inovação, mudança brusca e rápida, ruptura, consciência cósmica.É o planeta regente do signo de Aquário.

NETUNO -
Dissolução, energia transcendental, mágica, energia insidiosa, confusão, ilusão,verdade oculta.É o planeta regente do signo de Peixes.

PLUTÃO - Energia de erupção, desintegração, transformação e regeneração.É o planeta regente do signo de Escorpião.


MOVIMENTO DOS PLANETAS

Os planetas seguem sua trajetória no espaço, desenhando uma elíptica imaginária, que vem a ser o traçado de sua órbita. Nesse deslocamento, passa pelos signos mais rápido ou mais devagar, conforme a velocidade e o tamanho próprios de cada planeta. Em Astrologia, esse movimento é chamado de trânsito e é muito estudado porque vem a ser o fator que energiza ou até mesmo detona, por assim dizer, certas características pessoais adormecidas ou mesmo esquecidas.

Por exemplo, em cinco de abril de 1989, Saturno estava a 13 graus de capricórnio, Urano estava a 5 graus de capricórnio e Netuno estava a 12 de graus de capricórnio. Saturno permaneceu a 13 graus de capricórnio, "estacionário", por assim dizer, até 23 de abril, quando, então, comçou a "retrogradar", ou seja, voltar para atrás, tão lentamente, cerca de um minuto por dia, que continuou a 13 graus de capricórnio (porém, retrógrado)até o dia 28 de maio de 1989, quando chegou a 12 graus. Urano esteve estacionário a 5 graus de capricórnio até o dia 10 de abril, quando começou a retrogradar, porém é mais lento do que Saturno, movimenta-se cerca de um minuto a cada quatro dias. Netuno também ficou muito tempo estacionário a 12 graus de capricórnio, avançando cerca de um minuto a cada três dias, porém totalmente estacionário nos cinco dias anteriores e cinco dias posteriores ao dia em que iniciou o movimento retrógrado ( dia 14 de abril). O três planetas permaneceram retrógrados até setembro, sendo que o primeiro a retomar o movimento direto foi Urano, em 11 de setembro, depois Saturno, no dia seguinte, e Netuno, no dia 22 de setembro.
O trânsito de um planeta desencadeia emoções e situações que são vivenciadas de maneira diferente conforme o movimento direto, estacionário ou retrógrado e a consequente retomada ao movimento direto sem outro retorno até deixar o signo. Se uma pessoa tivesse, no seu mapa natal, algum planeta nos graus mencionados acima, quando Saturno passasse pelo 12º grau de capricórnio, formaria uma conjunção com o planeta natal da pessoa, o que seria sentido conforme a casa e os assuntos regidos por ela. Quando Saturno começasse a retrogradar, a pessoa veria um certo retrocesso numa situação ou uma hesitação num sentimento, dependendo, novamente, dos assuntos em questão nesse trânsito específico. Quando o planeta ficou estacionário,é aquele período em que uma ideia fica, por assim dizer, "martelando" na cabeça e não se encontra uma solução ou maneira de expressar. Então, quando Saturno retoma o movimento direto, parece que há uma conscientização, uma tomada de decisão ou uma resignação com a situação. E, finalmente, quando Saturno sai daquele signo e casa, a situação é superada e até esquecida.

STELLIUM -
É uma aglomeração de planetas num mesmo signo ou casa. No exemplo citado acima,no mês de janeiro de 1990, do dia 31, além de Saturno, Urano e Netuno estarem em Capricórnio, também entraram em Capricórnio Mercúrio, Vênus e Marte. Nesse dia, seis planetas estavam no mesmo signo o que caracteriza um stellium planetário. É muito difiícil interpretar as influências de cada planeta no conjunto planetário e, mais ainda, vivenciar suas experiências por vezes antagônicas e contraditórias. O que se pode afirmar com segurança é que os assuntos regidos pelo signo em que se encontra o stellium planetário serão preponderantes no momento histórico em que acontece e, para os nascidos no final de janeiro e início de fevereiro de 1990, serão importantes para a vida toda, especialmente para os assuntos da casa de cada mapa natal.

2 comentários:

  1. Netuno ficou estacionário no final de 98 até 2012?

    ResponderExcluir
  2. Prezado

    Netuno, assim como os outros planetas grandes como Urano e Saturno, move-se lentamente. Assim sendo, avança e retorna e fica alguns dias no mesmo grau, o que muitos consideram estar "estacionário". Isso acontece praticamente em todos os graus pelos quais o planeta transita, seja em movimento direto ou retrógrado. E isso aconteceu entre 1998 e 2012 e acontece o tempo todo. Não sei se esclareci a sua dúvida.

    ResponderExcluir